David Bowie supera Beatles e é artista com mais vinis vendidos no século; veja números

Em lista com vendas de 2021, Taylor Swift aparece entre ícones do rock Beatles e David Bowie

DIMITRIUS VLAHOS (SOB SUPERVISÃO DE YOLANDA REIS) PUBLICADO EM 17/01/2022, ÀS 12H58

None
David Bowie (Foto: Wikimedia Commons)

David Bowie é o artista com mais vinis vendidos no século XXI, segundo levantamento da Music Week (via NME). O autor de "Starman" teve cerca de 582 mil unidades vendidas do ínicio dos anos 2000 até 6 de janeiro deste ano.

Os Beatles apareceram em segundo lugar no ranking, muito próximos de Bowie. O quarteto de Liverpool, Inglaterra, também atingiu mais de meio milhão de cópias, com 535 mil. Os dois artistas também lideraram a lista isolada de 2020.

+++ LEIA MAIS: David Bowie recusou parceria com Red Hot Chilli Peppers e Coldplay: 'Não é uma música muito boa, né?'

Em 2021, Taylor Swift apareceu como surpresa entre os ícones do rock. A autora de "All Too Well" vendeu, aproximadamente, 57 mil cópias - embalada pelas regravações de discos antigos, além dos lançamentos bem recebidos de Folklore (2020) e Evermore (2020).

Camaleão do Rock e o Fab Four apareceram com 53 e 58 mil unidades vendidas respectivamente no ano passado. Segundo o NME, o impulsionamento de Bowie aconteceu pelo lançamento de reedições especiais.

+++ LEIA MAIS: O dia em que David Bowie fumou maconha pela primeira vez com John Paul Jones - antes do sucesso de Led Zeppelin

Toy, disco gravado em 2000, foi lançado em 7 de janeiro de 2021, um dia antes do aniversário de Bowie. As músicas raras do cantor não entraram no ranking, mas também alavancaram as vendas, com ao menos mil cópias em apenas uma semana, além das 5 mil unidades em CD.

Categoria:Música